Glossário

 

Agenda 21 - Programa de acção para o desenvolvimento sustentável. Foi assinado na Cimeira da Terra (Janeiro de 1992), por 150 países. O objectivo é combater a degradação ambiental. Aplica-se ao nível de cada Estado, no âmbito regional e local, e assenta numa multidisciplinaridade tridimensional, que abarca questões de índole social, económica e ambiental.

Auditoria ambiental - Avaliação sistemática, documentada, periódica e objectiva do sistema de gestão e de comportamento ambiental de uma empresa ou organização. A intenção é fazer cumprir as disposições legais e verificar se o sistema de protecção ambiental de cada empresa permite alcançar os objectivos ambientais fixados.

Auditoria social - Processo voluntário de uma avaliação sistemática do impacto social de uma empresa em relação aos seus padrões ou expectativas. Avalia-se, por exemplo, a remuneração, liberdade sindical, não discriminação, saúde, entre outras.

BCSD (Concelho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável) - Associação sem fins lucrativos criada pelas empresas Sonae, Cimpor e Soporcel. A sua missão principal é contribuir para que a liderança empresarial seja catalisadora de uma mudança rumo ao Desenvolvimento Sustentável e promover as empresas líderes em eco-eficiência, inovação e responsabilidade social. Integra o World Business Council for Sustainable Development.

Biodegradável - Substância ou material passível de sofrer decomposição por acção de micro organismos.

Biodiversidade - Diversidade biológica (espécies animais e/ou vegetais) de um habitat.

Código de Conduta (ou de Boas Práticas) - Declaração formal e voluntária de uma empresa, composta pelos seus princípios de acção, práticas e valores. Integra também as normas que a organização se compromete a seguir na sua relação com as partes interessadas.

Comércio Justo - O objectivo primordial é assegurar que os pequenos produtores possuem as condições necessárias para desenvolver a sua actividade, a longo prazo. Para isso, preço pago pelos produtos é o preço justo, possibilitado pelo número reduzido de intermediários na relação comercial. Além disso, contribui para eliminar trabalho exploratório, como o trabalho infantil ou trabalho forçado.

Consumo sustentável - É uma estratégia de consumo equilibrado e racionado, de modo a garantir uma boa qualidade de vida para todos, inclusivamente para as gerações futuras.

Desenvolvimento sustentável - O desenvolvimento que responde às necessidades do presente, sem comprometer o desenvolvimento das gerações futuras (Fonte: The BrundtlandReport, UN World Comission on Enviroment and Development, 1987). Pretende garantir o equilíbrio entre as dimensões: económica, social e ambiental.

Eco-eficiência - É uma filosofia de gestão que encoraja as empresas a procurarem melhorias ambientais que potenciem, paralelamente, benefícios económicos e serviços que respondam às necessidades humanas e melhorem a qualidade de vida.

Efeito de estufa - Resulta do aumento da temperatura da superfície da terra, fruto do reforço da actividade humana que nas últimas décadas tem intensificado as emissões de gases poluentes.

Global Reporting Initiative (GRI) - Define linhas directivas de modo a auxiliar as empresas a desenvolverem relatórios de Responsabilidade Social.

Impacte ambiental - Mutações no ambiente, positivas ou negativas, que podem ser fruto da actividade de uma empresa.

Livro Verde - Publicação da União Europeia (2001), com vista lançar o debate público sobre o modo como os estados membros podem estimular a Responsabilidade Social das empresas no plano europeu e internacional. Pretende-se o desenvolvimento de práticas inovadoras, aumentar a transparência e reforçar a fiabilidade da avaliação e da validação das diversas iniciativas promovidas na Europa.

ONG - Organização não-governamental, sem fins lucrativos.

Pegada ecológica - Método proposto por cientistas para mediar e avaliar o impacto ambiental de cada indivíduo ou país. Com esta ferramenta conseguimos, por exemplo, avaliar a quantidade de espaço e água necessários para produzir os recursos que consumimos e depositarmos os resíduos que produzimos.

Protocolo de Quioto - Assinado no Japão, em 1997, por mais de 160 países. A intenção era negociar a limitação das emissões de GEE, nos países desenvolvidos, aos níveis de 1990.

Reciclagem - Reprocessamento de resíduos através da transformação biológica, física ou química, num processo de produção. Deste modo, a metamorfose pode resultar em produtos com o mesmo fim inicial, ou outros fins completamente distintos. Podem até ser utilizados como matéria-prima.

Relatório de Responsabilidade Social - São relatórios abrangentes que fazem o balanço do desempenho e impacto económico, ambiental e social da empresa.

Responsabilidade Social das Empresas (RSE) - Tal como o desenvolvimento sustentável, integra os pilares: económico, social e ambiental. A RSE pode abraçar iniciativas voluntárias com impacto no desenvolvimento da sociedade (por exemplo, acções educativas).

Reutilização - Consiste em reintroduzir substâncias ou produtos nos circuitos de produção e consumo, sem os alterar. Desta forma, evitam-se os desperdícios.

Rótulo Ecológico - Sistema criado em 1992 para incentivar os fabricantes a reduzir os impactes ambientais dos seus produtos, e informar os consumidores para efectuarem escolhas criteriosas e amigas do ambiente.

Rótulo Social - Informação os consumidores acerca do impacto social e ético da produção daquele produto, nomeadamente acerca do respeito dos Direitos Humanos.

SA 8000 (Social Accountability 8000) - Norma de certificação empresarial da sua responsabilidade social. Preocupa-se, inclusivamente, com o respeito pelos Direitos Humanos.

Tripple Bottom Line/Três P's - Significa: pessoas, planeta e proveitos. Explicita que a performance de uma empresa deve ser medida baseando-se na sua contribuição para a prosperidade económica, qualidade ambiental e capital social.

United Nations Global Compact - Iniciativa das Nações Unidas destinada a empresas comprometidas em alinhar as suas operações e estratégias com um conjunto de dez princípios que abrangem áreas como os direitos humanos, práticas laborais e ambientais, e o combate à corrupção.

WBCSD (World Business Council for Sustainable Development) - Organização sem fins lucrativos, líder mundial na abordagem empresarial das temáticas do Desenvolvimento Sustentável.